terça-feira, 23 de março de 2010

Em Abril - "O Vale das Bonecas", de Jacqueline Susann


Jacqueline Susann foi a primeira superstar literária, e talvez a maior de sempre. Casada com um produtor de teatro e com uma carreira considerável na Broadway e na televisão, a primeira «máquina de marketing» do mundo literário, aplicando estratégias de marketing do mundo do espectáculo à promoção do seu livro… e algumas estratégias surpreendentemente simples. Quando O Vale das Bonecas foi editado, ela fez uma tournée pelas principais livrarias dos EUA, apresentando-se dizendo: «Olá, eu sou Jacqueline Susann e este vai ser o seu próximo best-seller.» A ousadia resultou: O Vale das Bonecas ficou anos no top 10 do New York Times e o sucesso de vendas encorajou a editora a apostar a sério em Susann.




Jacqueline Susann a apontar para O Vale das Bonecas
em 1.º lugar no top do New York Times



Jacqueline Susann foi uma das primeiras mulheres – e certamente a primeira autora de literatura dita «comercial» – a ocupar os tops de vendas, e o seu sucesso e popularidade não a fizeram ganhar muitos amigos dentro do establishment literário. Truman Capote disse num programa de televisão de grande audiência, quando lhe perguntaram o que achava de Jaqueline Susann: «Ela parece um camionista travesti.» Quando a editora de Susann exigiu um pedido de desculpas, Capote declarou, no mesmo programa, que queria pedir desculpas «a todos os camionistas que se possam ter ofendido com o meu comentário.» E o premiadíssimo Gore Vidal disse acerca dela: «Esta mulher não escreve, ela bate à máquina!» Contudo, Jackie encarava estas críticas com bom humor: considerava-se uma contadora de histórias, preocupava-se em criar retratos realistas e em abordar temas novos e o afecto do público eram encorajamento suficiente.




Após o sucesso do livro, O Vale das Bonecas foi adaptado ao cinema, num filme que é hoje um clássico de culto.



A Vogue Australiana fez uma sessão fotográfica com várias celebridades a posar com os seus livros favoritos, em cenários inspirados por esses livros. Um dos livros escolhidos foi O Vale das Bonecas, escolha da actriz Frances O’Connor.
 
 
Em Abril, nas livrarias!
 

Sem comentários: