segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Crítica:

«Oskar e Eli. De formas diferentes, são ambos vítimas. É por isso que, contra todas as probabilidades, se tornam amigos.

Oskar tem 12 anos e vive com a mãe num bairro social em Blackeberg, um subúrbio cinzento e pacato de Estocolmo. O pai desapareceu das suas vidas e ele é vítima de bullying na escola. Eli é uma rapariga misteriosa e reservada, que se muda com o pai para o apartamento ao lado. Eli não vai à escola e só sai de casa à noite. Presos cada um na sua solidão, Oskar e Eli encontram um no outro a compreensão que o mundo lhes nega. E quando o lado mais obscuro de Eli se revela, Oskar descobre o verdadeiro preço da amizade…
- Diz que posso entrar. - Podes entrar.
Este é sem dúvida um dos livros do ano. Da primeira à última palavra, Lindqvist agarra o leitor e transporta-o pelas ruas de Estocolmo no Inverno de 1981, pelas ruas de um bairro social, Blackberg, completamente diferente da ideia da Suécia organizada, limpa e ordeira.
Deixa-me Entrar é um verdadeiro eye-opener. Com uma escrita simples, despretensiosa e realista, o autor apresenta-nos uma história da amizade de um vampiro com um rapazinho marginalizado, vítima de bullying e com um pai distante e alcoólico.
Este romance é sobretudo uma acutilante crítica à sociedade Sueca. Uma crítica que podemos, sem qualquer esforço, generalizar e aplicar a fórmula um pouco por todo o mundo. Desde os bairros sociais decadentes e esquecidos, aos pretensiosos e deslocados Condomínios fechados, tão em voga neste século XXI. Todos eles “recheados” de pessoas frias e alienadas, que só se apercebem disso quando enfrentam a Morte ou situações que lhes fogem do controlo e não conseguem ser explicadas de forma científica e socialmente aceite.
Lindqvist aborda temas chocantes, e quase tabu nos nossos dias, mas com a sua escrita não conseguem verdadeiramente chocar o leitor. Nenhum acto de raiva, nenhum acto de violência é gratuito e por vezes o leitor vê-se mesmo do lado do assassino, cometendo actos terríveis, sem pestanejar e sem qualquer vestígio de culpa.
Linqvist apresenta-nos um mundo em que as crianças não são espectadores inocentes dos horrores, elas são os personagens principais... não são o futuro do mundo, são o presente e sabem mais dos que os adultos que os rodeiam desejam.»
Joana Neto Lima, Blogue Bela Lugosi is Dead

Sem comentários: